sábado, 2 de junho de 2012

AS MULHERES DE CÉSAR
A carreira amorosa de César começou aos 16 anos, quando se casou com a jovem Cornélia, filha do principal inimigo do ditador Lúcio Cornélio Sila, que governava Roma na época. Sila quis que César a repudiasse, mas ele se recusou. Por conta disso foi exilado, perdeu bens, e sua cabeça foi colocada à prêmio.  O casal só se separou com a morte de Cornélia, em 69 a.C, após o nascimento da filha Júlia.
Em 68 a.C, César casou-se com Pompéia, a nobre e rica neta de Sila. Ao fim de cinco anos, porém, ele rompeu o matrimônio depois que a esposa foi injustamente acusada de permitir a entrada de um hhomem em um ritual exclusivo para mulheres."A mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta"- eis a orgem da famosa frase.
Casado ou não, o general teve muitas amantes, como Sérvilia, Múcia, Tértula e Lólia. No final da vida, ele ainda conquistou Cleópatra, a lendária rainha do Egito. Ela viveu em Roma de 46 a44 a.C, e lhe deu um filho ilegítimo, Cesário. Ele tinha 50 anos, ela, 20. Ao retomar o poder no Egito, Cleópatra abriu ao romano a possibilidade de governar também esse país, celeiro de trigo e local estratégico: sinceros ou não os amores de César nunca estiveram afastado da política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário