domingo, 24 de junho de 2012

HISTÓRIA DO GINÁSIO PARNAIBANO




 
O Ginásio Parnaibano, atual Colégio Estadual Lima Rebelo[1][2], foi fundado em 11 de junho de 1927 no município de Parnaíba, no Piauí, por empenho e dedicação do prefeito José Narcísio da Rocha Filho[3], a partir de concepção do professor e advogado José Pires de Lima Rebelo[4]. Teve por objetivo inicial oferecer à juventude parnaibana, principalmente à masculina, o ensino secundário preparatório para cursos superiores, abrindo uma nova opção para os que não pretendiam voltar-se imediatamente ao magistério[5][6][7].
Foram também fundadores do Ginásio Parnaibano: Luiz Galhanone, Monsenhor Roberto Lopes Ribeiro, Alfredo Eduardo Amstein, Henriette Sotter, Carlos Souza Lima, Antônio Godofredo de Miranda, Mirócles Campos Veras (que veio também a ser prefeito de Parnaíba, nos períodos de 1934-1936 e 1937-1945)[3], Francisco de Moraes Correia, Edson da Paz Cunha, José Euclides de Miranda, Constantino Correia e Tomaz Catunda.
O prefeito José Narcísio da Rocha Filho havia contratado o professor e educador Luiz Galhanone para orientar a educação primária em Parnaíba pelos modernos métodos praticados àquela época no estado de São Paulo, de onde era originário, entregando-lhe também a direção do Ginásio Parnaibano, na qual foi sucedido por Luiz Viana, Edson da Paz Cunha, José Pinto Meira de Vasconcelos, Clodoveu Felipe Cavalcante, José de Lima Couto[8], José Nelson de Carvalho Pires e Alexandre Alves de Oliveira.


 Plano Curricular de elevado nível
O plano curricular para o funcionamento do Ginásio Parnaibano foi definido pelo Decreto no. 950, de 9 de fevereiro de 1928, merecendo ser relembrado pelo elevado nível, mesmo em relação aos atuais, ressaltando-se que o corpo docente foi formado pela elite intelectual da cidade, que se empenhou em sua execução, à semelhança do que ocorreu com a Escola Normal de Parnaíba:
Em 1931, sob o governo do presidente Getúlio Vargas, um contrato foi firmado entre o interventor federal no Piauí, Capitão Landry Sales Gonçalves, a Prefeitura Municipal de Parnaíba e a Sociedade Civil do Ginásio Parnaibano, proprietária da escola, passando o Ginásio Parnaibano a ser um estabelecimento oficial.
No Estado Novo, em 1938, o Ginásio Parnaibano retornaria à condição de estabelecimento particular, após entendimentos com os governos do Estado e do Município, que mantiveram uma subvenção anual.
A Sociedade Civil, proprietária do Ginásio Parnaibano, desde sua fundação, conservava sempre cerca de vinte bolsas para estudantes órfãos ou filhos de proletários da cidade, além de manter gratuitamente cursos preparatórios. Mantinha também a Escola Normal de Parnaíba, que formou centenas de professoras para o ensino primário, durante várias décadas.
O Ginásio Parnaibano tornou-se bastante conceituado na área educacional do Piauí e fora do estado, promovendo uma elevação do nível escolar em Parnaíba que marcou para sempre o município, pois muitos jovens que lá se graduaram com brilhantismo também se destacaram e foram dignos de elogios em cursos superiores de vários centros acadêmicos do país e em suas atividades profissionais[9].
Desde a fundação, em 1927, o Ginásio Parnaibano e a Escola Normal de Parnaíba funcionaram nas mesmas instalações, até que, pela lei no. 1892, de 21 de novembro de 1959, foram encampados pelo Governo Estadual, ganhando prédios próprios em 1961, na gestão do Governador Petrônio Portela, ocasião em que passaram a ser denominados, respectivamente, de Colégio Estadual Lima Rebelo e de Escola Normal Francisco Correia.
 A 1a. turma de concludentes do Ginásio e da Escola Normal de Parnaíba, em 1932
Em 1932, sendo prefeito da cidade Ademar Gonçalves Neves[3], a primeira turma do Ginásio e Escola Normal de Parnaíba formou-se, com os seguintes 27 concludentes, conforme registrado no seu "Livro de Formatura"[10][11]:
 Ex-alunos notáveis
Referências
  1. Escola Estadual Lima Rebelo inicia comemoração dos seus 83 anos. Vídeo publicado no portal Pró-Parnaíba, em 06/07/2010. (acessado em 10/07/2010)
  2. a b c d e f "Galeria de ex-Prefeitos" - Parnaíba/PI. Portal de Parnaíba, Estado do Piauí. (acesso em 15/05/2011)
  3. "Lima Rebello" (mini-biografia de José Pires de Lima Rebello). Artigo publicado no portal O Piagüí Culturalista, em 13/03/2010. (acessado em 10/07/2010)
  4. Mendes, F.I.V. Parnaíba: Educação e Sociedade na Primeira República. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Piauí (UFPI), 2007. (acessado em 11/07/2010)
  5. "Livro de Formatura da 1a Turma de Concludentes do Ginásio e da Escola Normal de Parnaíba", Empresa Gráfica Renascença, Parnaíba, 1932. Cópia do acervo da família de Seth Emanuel Couto de Mello, concludente da mesma turma.
  6. "Relação dos candidatos nos exames do anno seriado 2o." (no final do ano de 1929, da qual constavam vários dos futuros concludentes do ano de 1932 do Ginásio e Escola Normal de Parnaíba.) Pg. 53. Seção 1. Diário Oficial da União (DOU) de 29/10/1929. Recuperado do original e reproduzido no Portal Jus Brasil. (acesso em 15/05/2011)
  7. Alda Avelino da Cunha foi a Oradora da primeira turma de concludentes do Ginásio e Escola Normal de Parnaíba, em 1932.
  8. Maria Elisa Monteiro de Sampaio foi a "Rainha dos Estudantes" da primeira turma de concludentes do Ginásio e Escola Normal de Parnaíba, em 1932.
  9. "Falece o renomado arquiteto parnaibano Assis Reis". Portal do Jornal da Parnaíba, 20/04/2011. (acesso em 21/04/2011)
  10. Pedro A. C. Nery. "ASSIS REIS - arquitetura, regionalismo e modernidade." Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal da Bahia - UFBA. (acesso em 21/04/2011)
  11. Notícias: "Arquiteto Assis Reis". Portal do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB-RJ. (acesso em 21/04/2011)
  12. "Renato Pires Castello Branco - Biografia". "Portal Entre Textos". Editor: Dilson Lages Monteiro. (acessado em 18/12/2010)
  13. Vilarins, Henrique. "Renato Castelo Branco é o CARA!" Postado no Blog "Cuia de Idéias", em 31/08/2001. (acessado em 18/12/2010)

4 comentários:

  1. O jornal O País (RJ), edição de sexta-feira, 9 de março de 1928, página 6, publicou: “Carta de Parnaíba - Especial para O País - Notícias de Parnaíba - Parnaíba - fevereiro - O progresso da instrução em Parnaíba constitui, sem dúvida, um dos elementos de evolução de que, com maior justiça, podemos orgulhar-nos neste Estado. O Grupo Escolar Miranda Osório, ideado e construído na administração José Narciso Filho, pode ser apontado como um dos mais amplos e completos estabelecimentos de instrução mental e física que existem, atualmente, em nosso país. Este grupo escolar, situado na zona fronteira à estação da Estrada de Ferro Central do Piauí, pode ser considerado como modelar, tanto do ponto de vista de suas instalações materiais quanto no que se refere aos métodos pedagógicos nele adotados. Dirige-o, atualmente, o professor Luiz Galhanone, que o Piauí mandou buscar em São Paulo, especialmente para reformar e melhorar os métodos de ensino adotados nas suas escolas.
    Se a instrução primária assim se apresenta, provida de recursos amplos e escolhidos, ainda se lastimavam, porém, as deficiências do nosso ensino secundário, o que obrigava muitos pais a enviarem os seus filhos para o sul do país, ou mesmo para os Estados vizinhos, à falta de bons colégios de ensino secundário em Parnaíba e Teresina.
    Ora, este fato implicava, evidentemente, em despesas extraordinárias e em verdadeiros sacrifícios financeiros para um grande número de pais de família. A notícia de que um grupo de intelectuais desta cidade resolvera fundar um estabelecimento modelo de ensino secundário ecoou, assim, simpaticamente, em todos os meios cultos do Piauí, tanto mais quanto as pessoas escolhidas para regerem as várias disciplinas contam-se entre as de maior relevo cultural em Parnaíba. Basta assinalar quais são estes professores que vão lecionar no Ginásio Parnaibano e que são os seguintes: Português, Dr. Edison Cunha e Inácio Soriano, Francês, Henriette Bricotte Castelo Branco e Dr. Antônio Godofredo de Miranda, Inglês, Ademar Gonçalves Neves e Gumercindo Barroso, Aritmética e Desenho, Drs. Wenefredo Portela, José de Matos e Carlos P. Picanço, Latim, padre Roberto Lopes, Física, química e história natural Drs. Mirócles Campos Véras, João Martins Castelo Branco e Luiz Brandão Filho, Geografia e Coreografia, Drs. Euclídes de Miranda e Francisco de Moraes Correia, Cosmografia e filosofia, Dr. Gonçalo de Castro Cavalcanti, História, Dr. José Pires de Lima Rebelo, Instrução Moral e Cívica, Tomaz catunda, Pedagogia, Luiz Galhanone, Escrituração Mercantil, Jesus Martins e Antônio Carlos Ribeiro, Música, Carlos Souza, Trabalhos Manuais, Heloísa Basto Veiga, E Ginástica, sargento José Rosa Wernez.
    O Ginásio Parnaibano será dirigido pelo professor Luiz Galhanone e conta, já, com uma matrícula superior a uma centena de alunos”.

    ResponderExcluir
  2. um grande colégio sou maranhense mais a minha mãe nasceu aí em Parnaíba e veio ainda na adolescência veio morar no Maranhão ela e filha de João Baptista campos

    ResponderExcluir
  3. um grande colégio de lembranças memoráveis grande centro de ensino com destaque nacional carlos

    ResponderExcluir
  4. ela sempre me falou deste colégio que eram muito importante em sua época que morou ai

    ResponderExcluir