quinta-feira, 7 de junho de 2012

O homem que venceu a crise de 1929.
Franklin Delano Roosevelt nasceu em 30 de janeiro de 1882, em Hyde Park, no estado de Nova York. Sua infância e juventude foram de privilégio. Graduou-se sem brilho em Harvard e exerceu advocacia para empresas antes de se dedicar à política.
Era parente distante de Theodore Roosevelt, um dos mais conhecidos presidentes americanos, assim como sua prima e, mais tarde, esposa, Eleonor, essa sim com relaões de sangue mais estreitas com Teddy Roosevelt. O casamento ocorreu em 1905 e lhe deu cinco filhos.
Sua formação elitísta e vida despreocupada não permitiram, de modo algum, antever o vigoroso reformador social em que se transformou. Alguns biógrafos atribuem a sua mudança à poliomielite, que contraiu já adulto, em 1921. A doença o condenou ao uso de cadeira de rodas, exceto em funções públicas, em que mostrava sua enorme força de vontade ao caminhar apoiado apenas na armação de metal presa às pernas.
Como político, foi membro do Congresso e governador de Nova York antes de se tornar presidente. Adoentado desde o seu 12º ano consecutivo de mandato, morreu aos 63 anos de acidente vascular cerebral, em 12 de abril de 1945.
Foi o unico presidente dos EUA reeleito três vezes. Ele é reconhecido pelos americanos como o mais importante líder do século XX. - F.C.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário