quinta-feira, 7 de junho de 2012

A ESTÁTUA DA LIBERDADE É AMERICANA. FALSO !!

 Por  Olivier Tosseri
A Estátua da Liberdade, monumento cujo nome oficial é “A Liberdade Iluminando o Mundo”, na verdade é uma obra francesa. A ideia de sua construção partiu de Édouard Lefèbvre de Laboulaye, historiador e político francês que era grande admirador dos Estados Unidos. Depois do fim da Guerra de Secessão, em 1865, ele propôs ao governo de seu país enviar aos americanos um presente para celebrar o centenário da independência da ex-colônia inglesa, comemorado em 1876. O projeto, confiado ao escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi, deveria simbolizar a amizade entre os dois países.

No entanto, em 1870 eclodiu a Guerra Franco-Prussiana, e a construção da estátua precisou ser interrompida. Mesmo com a volta da paz, novos obstáculos continuaram surgindo. A simpatia que os americanos demonstravam pelos alemães, por exemplo, decepcionava os franceses. Além disso, o futuro da recém-fundada III República francesa ainda era uma incógnita, e muitos deputados achavam inoportuno oferecer um presente daqueles aos Estados Unidos. Mesmo assim, Bartholdi cruzou o oceano Atlântico em 1871 para se encontrar com o presidente Ulysses Grant e checar a ilha de Bedloe, na baía de Nova York, onde a estátua deveria ser erguida.

Em 1875, com uma relativa estabilidade política na França, finalmente ficou decidido que o monumento seria construído, e os americanos deveriam se encarregar somente da base. Bartholdi precisou da ajuda de um engenheiro para elaborar a estrutura interna da obra e escolheu justamente Gustave Eiffel, autor da famosa torre de Paris. A estátua ficou pronta em 1884 e recebeu a visita do presidente francês Jules Grévy e do escritor Victor Hugo. No entanto, seu idealizador, Édouard Lefèbvre, morreu um ano antes de o projeto ser concluído.


Nenhum comentário:

Postar um comentário